CNH digital: quais as novidades?

Veículos

Conheça novidades tecnológicas que vão facilitar a rotina dos condutores de veículos automotores

(Foto: portal G1.globo.com)

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH – Digital ou CNH-e), já no ano de 2018, de modo obrigatório, passou a ser implementada pelos Departamentos de Trânsito Estaduais (DETRANS) e, desde então, vem ganhando adesão por um crescente número de condutores.

A versão digital do documento pode ser utilizada por usuários de Smarthphones e Iphones e possui valor jurídico, ou seja, o condutor poderá comprovar sua habilitação para dirigir sem precisar carregar o documento físico. Além disso, poderá ser usada como comprovante de identidade em estabelecimentos comerciais, aeroportos, bancos, dentre outros.

Todavia, quem está à procura de carros para comprar, não precisa ficar assustado, pois a adesão a CNH Digital – embora seja uma novidade que veio para ficar – não é obrigatória para os condutores. Isto é, se você preferir, poderá continuar utilizando a versão física da sua CNH, OK?

Conheça, no post de hoje, quais são as novidades apresentadas pelo aplicativo da CNH digital e verifique como proceder para poder usufruir dessa nova ferramenta tecnológica.

Está pronto para trafegar nesta leitura? Lembre-se de usar o cinto de segurança!

Conheça o aplicativo Carteira Digital de Trânsito

(Imagem obtida do portal de serviços do DENATRAN/SERPRO)

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa pública federal responsável pela operação dos sistemas e subsistemas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), desenvolveu uma nova versão para o aplicativo da CNH Digital. Essa novidade recebeu o nome de Carteira Digital de Trânsito – CDT.

O aplicativo da CDT acrescenta uma novidade que garantirá ainda mais comodidade aos condutores. Se você adquirir sua Ecosport, agora, além da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, terá acesso a uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

Considerando que a nova versão eletrônica do aplicativo está sendo implementado pelos órgãos executivos de trânsito dos estados (DETRANS), você não vai errar se seguir algumas das dicas que serão apresentadas neste post.

 Procedimentos antes de instalar o aplicativo

A implementação do aplicativo está em processo e, quem tiver interesse em usufruir de mais essa comodidade, terá de seguir algumas orientações previstas pelo DENATRAN.

A CNH de papel deve possuir o QR Code (todas as habilitações expedidas a partir de 01/05/2017 possuem o código). Caso a sua não possua o code, você precisará procurar o DETRAN do seu estado para emissão de uma segunda via;

Além disso, o condutor precisará verificar se o órgão executivo de trânsito do seu estado aderiu ao Sistema Digital de Trânsito, ou seja, se está emitindo CNH-Digital e CRLV – Digital. Nem todos os estados aderiram ao sistema integralmente e estão apenas emitindo a CNH digital.

Comprou seu Ford KA novinho? Saiba que, uma vez constatada a possibilidade de emissão dos dois documentos em suas versões eletrônicas, é necessário realizar as medidas cabíveis para instalar o aplicativo desenvolvido pela SERPRO no seu dispositivo eletrônico.

Como fazer a instalação

Usuários que possuem Smarthphones com o sistema operacional Android deverão realizar as seguintes etapas:

  1. Clique no ícone correspondente ao aplicativo da Play store;
  2. Digite, na barra de pesquisas: Carteira Digital de Trânsito;
  3. Clique no link Carteira Digital de Trânsito;
  4. Aperte o botão instalar e aguarde alguns segundos pela instalação do aplicativo;
  5. Após instalado, clique no botão abrir.

Você perceberá que o ícone correspondente a Carteira Digital de Trânsito está disponível na tela inicial do seu dispositivo. Vale destacar que há também uma versão do aplicativo disponível para o sistema operacional utilizado em Iphones (IOS).

Como fazer o cadastro de usuário

O cadastro de usuário poderá ser feito tanto pelo computador – através do site do Denatran – como pelo aplicativo do seu aparelho de telefonia celular. No segundo caso, você deverá clicar no ícone correspondente a CDT para ter acesso a tela inicial do aplicativo. Neste local, preencherá seus dados pessoais e um e-mail para a validação do seu cadastro junto ao DENATRAN. Além disso, terá que definir uma senha para acesso ao portar de serviços do DENATRAN e a CDT.

Após enviar seus dados, você receberá um e-mail para ativar sua conta para utilizar o CRLV Digital, porém, algumas informações complementares serão necessárias para que o uso da CNH Digital seja disponibilizado no aplicativo.

Como incluir a CNH e o CRLV no aplicativo

Os caminhos para a inclusão da CNH dependem se o usuário possui certificação digital ou não. Apresentaremos o segundo caso, vez que se trata de uma situação que se apresenta para a maioria da população.

Para poder utilizar a CNH Digital, primeiramente, o usuário, que não possui certificação digital, deverá dirigir-se ao DETRAN do seu estado para validação dos dados, uma vez que se trata de um documento oficial. Esse procedimento não é necessário para o CRLV.

Sendo um usuário da versão CNH Digital, você só precisará informar seu usuário, senha e o código PIN para visualizar o documento da CNH.

O caminho a ser percorrido para a inclusão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é mais rápido, pois, neste caso, não é preciso validar os dados junto ao DETRAN.

O CRLV e a CNH deverão ter seus QR codes validados, a fim de que seja constatada a autenticidade das informações de tais documentos. Para tanto, o usuário poderá baixar o aplicativo VIO – que poderá ser utilizado tanto pelos dispositivos com sistema operacional Android como os com o iOS.

Você poderá obter orientações importantes e mais detalhadas acessando o tutorial completo do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito no portal de serviços do DENATRAN.

Sendo assim, no post de hoje, procurou-se destacar as novidades tecnológicas desenvolvidas para proporcionar conforto, comodidade e eficiência à rotina dos condutores de veículos automotores.

Esperamos que os tópicos aqui destacados tenham contribuído para que você se sinta motivado a buscar informações ainda mais aprofundadas sobre o tema em destaque.

Gostou da leitura? Então, não deixe de compartilhar o post nas suas redes sociais. Isso permitirá que um número maior de pessoas tenham acesso às novidades.