Programa CNH Social é aprovado em Goiás

Em primeira votação na Assembleia, programa CNH Social é aprovado em Goiás

Com a aprovação em primeira votação na Assembleia Legislativa no último dia 08 de outubro, o Projeto CNH Social avança no Estado de Goiás. O Projeto que visa isentar pessoas de baixa renda na hora de conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação já é bastante conhecido pelo país afora e tem ganho bastante destaque em alguns Estados.

Em Goiás, o programa foi dividido em três (03) categorias:

  • CNH Estudantil: Destinada aos jovens estudantes entre 18 e 21 anos de idade, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola pública de Goiás;
  • CNH Urbana: Atribuído às pessoas residentes na zona urbana, desde que inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
  • CNH Rural: Designado aos residentes na zona rural que tenham Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), inclusive DAP Acessória emitida em Goiás.

Vale lembrar que o projeto é destinado para pessoas de baixa renda e que são atendidas por programas sociais, sendo necessária a comprovação dessas informações. Além disso, o número de vagas também é reduzido.

Passará por segunda votação e sanção do Governador

A partir de agora, o Projeto precisará passar por uma nova votação na Assembleia Legislativa, e sendo aprovada novamente, seguirá para ser sancionada pelo Governador do Estado, Ronaldo Caiado.

Com valores que podem chegar a 2 mil, tirar a Carteira Nacional de Habilitação para muitos não é possível, principalmente para um grande número de desempregados que o país possui. O intuito do projeto é também fomentar e abrir possibilidades de empregos para a área de motoristas na região, desta forma todos seriam beneficiados pelo programa, uma vez que abriria mais oportunidades de pessoas capacitadas para a função.

IMPORTANTE: Sempre que falamos em CNH Social ou Gratuita é importante reforçar que este projeto é de âmbito estadual, ou seja, não há uma lei federal que regulamente isso. Sendo assim, cada estado disponibiliza de acordo com a liberação dos projetos pelas Assembleias. Para saber se há disponibilidade no seu Estado e quando terão vagas abertas acesse o site do Detran ou Ciretran da sua região. Fuja dos golpes aplicados pelas redes sociais, principalmente via Whatsapp.