CNH Digital – Saiba tudo sobre a nova e-CNH

CNH Digital ou e-CNH é um aplicativo que substitui a CNH tradicional de papel. Relembre agora o que permite cada categoria da CNH.

A CNH Digital armazena dados da CNH impressa e foi desenvolvido pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e pode ser consultado via celular.

Estados que já tem a CNH Digital

Os Estados de Goiás,Tocantins e Rio Grande do Sul já tem disponível a CNH Digital.
A previsão do Denatran é de que os demais estados terão a CNH Digital disponível até fevereiro de 2018.

Saiba se você pode emitir a e-CNH

A e-CNH (CNH Digital) só pode ser emitida por regra caso você já possua o nova CNH impressa (veja aqui), aquela com QRCode, que pode ser lido por aparelhos celulares. Este novo modelo passou a ser adotado nas CNH emitidas a partir de maio de 2017.

O que eu preciso para tirar a CNH Digital

Para obter a e-CNH é preciso baixar um aplicativo que estará disponível em breve ou comparecer a um posto de atendimento do Detran para fazer seu cadastro. Caso opte por fazer seu cadastro via internet o usuário deverá possuir o certificado digital e se cadastrar no portal de serviços do Denatran e fazer seu login no aparelho celular. Será gerado um código de segurança que permite visualizar os documentos.

Certificado digital para acesso

O uso do certificado digital é aconselhável para quem já o utiliza como advogados, contadores e outros profissionais e permite que todo o processo seja feito através da internet, quem não possui, não será obrigado a ter um, basta se dirigir a um posto de atendimento do Detran e realizar seu cadastro.

Valores de emissão

O Denatran estabelece que as taxas de cobrança para a emissão da cnh digital fica a cargo dos Detrans, pois são eles que definem os valores de cobrança a nível estadual. Como a implantação da eCNH ainda está começando é possível que muitos departamentos ainda não tenham uma definição.

Preciso mudar da CNH impressa para a e-CNH?

A utilização da e-CNH é opcional e não é obrigatória, apenas para as pessoas que tenham interesse em ter o seu documento através do smartphone, porém, as carteiras impressas vão continuar a serem emitidas como é feito atualmente.

Sistemas de segurança

A CNH Digital possui um sistema criptográfico que assegura a sua validade e a sua autenticidade, podendo ser comprovada pela assinatura de quem possui certificado digital ou através da leitura do QRCode dos últimos modelos de CNH. Caso alguém tenha o seu smarthphone roubado o usuário poderá bloquear o documento remotamente, no caso de possuir certificado digital ou se dirigir a um posto do Detran.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no início do mês de agosto uma resolução que altera o cronograma da e-CNH.

Se não tiver internet disponível posso acessá-la?

A CNH Digital ficará disponível para acesso off-line mediante senha de 4 dígitos. Somente no primeiro acesso é necessário uma conexão com a internet. Caso o usuário seja abordado em um local remoto onde não tenha sinal disponível, poderá facilmente acessar o aplicativo sem problema algum.

Prazo de início de validade da e-CNH

A princípio vai ser realizado em Goiás um projeto piloto a partir do mês de setembro. O estado do Rio Grande do Sul também já está implantando este sistema. De acordo com a resolução divulgada pelo Contran no mês de agosto de 2017, a e-CNH deve ser totalmente implantada até 1º de fevereiro de 2018.