Detran-RS quer que divulgação de locais de blitz seja crime

Fonte: ZH Notícias

Detran gaúcho quer alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no artigo que trata sobre crimes de trânsito. De acordo com o departamento, a sugestão de alteração é decorrente do aumento na divulgação indevida de locais e horários de blitz em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

O setor de fiscalização do Detran identificou diversos grupos que divulgam informações sobre as blitz, principalmente em Porto Alegre e Região Metropolitana. Depois disso, foi elaborado um ofício, que sugere a alteração na lei federal, e encaminhado à Câmara dos deputados no dia 25 de fevereiro.

A sugestão prevê detenção de até dois anos ou multa para quem disseminar, divulgar ou difundir em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, locais, datas e/ou horários de atividade de fiscalização de trânsito. A alteração, caso seja realizada, será no artigo de crimes de trânsito.

De acordo com o Detran, a medida visa proibir a prática a divulgação e também fornece suporte legal para as autoridades solicitarem a retirada desse tipo conteúdo das redes.

Em 2015, o Detran gaúcho registro o menor número de mortes no trânsito nos últimos oito anos. Conforme o departamento, esse avanço fica comprometido com a divulgação das blitze nas redes sociais.

O Detran do Rio Grande do Sul também encaminhou a proposta à Associação Nacional dos Detrans (AND), buscando apoio dos outros Estados.