Pontuação CNH – Carteira Nacional de Habilitação

As infrações de trânsito podem ser penalizadas de duas maneiras. A partir de sua gravidade: na pontuação CNH ou a famigerada multa.

A primeira dela será a que trataremos neste artigo. Você já sabe tudo sobre a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação? Como acontece?  Continue com a leitura, pois vamos sanar qualquer tipo de dúvida.

O sistema de multas funciona a partir de um detalhe que as infrações recebem no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Elas podem se dividir em quatro categorias: leve, média, grave, gravíssima.

Desse modo, nós vamos explicar aqui como funciona esse sistema de pontos na CNH, bem quando expiram, os seus limites, e como evitar o acúmulo de pontos.

Portanto, passe aos demais tópicos e continue com a leitura.

Consulta da Pontuação CNH

Dependendo da gravidade de infração, o motorista pode ser autuado em pontos na sua CNH. Entretanto, dependendo do Detran do estado vigente, o condutor pode acessar a pontuação no site ou em um posto do Departamento Nacional de Trânsito autorizado.

Assim, partindo desse ponto de vista, o motorista pode consultar as multas e pontos de duas maneiras básicas: pelo site do Detran de seu estado ou pessoalmente na unidade do Detran de sua cidade.

Se o próprio condutor se dirigir até o local exato, ele deve levar apenas a carteira de habilitação – CNH e uma cópia do documento do automóvel. Ainda assim, em caso de roubo ou perda da CNH, o mesmo precisa apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de perda do documento.

No entanto, cabe ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no art. (art. 259) determina uma pontuação específica para cada uma das infrações cometidas, sendo:

  • Leve – 3 pontos
  • Média – 4 pontos
  • Grave – 5 pontos
  • Gravíssima – 7 pontos

A fim de ter acesso ao documento, basta mostrar o protocolo e o RG ou, no caso de parente próximo ao motorista, também o comprovante de que a pessoa é da família.

Em resumo, o motorista pode entrar no site do Detran do seu estado ou ir até um posto autorizado e realizar a consulta de pontos.

Veja como consultar as multas da PRF aqui!

Soma da Pontuação CNH

O acúmulo de pontos na carteira de motorista pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Para ajudar você a entender como funciona a matemática das infrações, listamos os pontos principais acerca do assunto. Portanto, confira abaixo!